Superando meus limites

O tênis é um esporte que se resume a vários momentos de pequenas e constantes superações. Desde as primeiras aulas de tênis, as crianças estão continuamente vivendo momentos de erro e oportunidades de tentar acertar as bolinhas em diversos alvos e pontos da quadra para vencer seus pontos ou pontuar em trocas de bola por equipes.

Em partida de tênis, a cada 20 segundos, os jogadores têm uma nova oportunidade para superar a frustração de ter errado uma jogada, se reerguer de uma longa troca de bolas ou de aumentar sua confiança e manter as boas energias após ter vencido um ponto difícil. Ao mesmo tempo que esse esporte proporciona momentos de frustração, é um dos esportes que mais possibilita a experiência do sucesso e superação.

As competências sociais a desenvolver são vividas de maneira intensa por pessoas que praticam tênis: devem ser criativas para bolas novas estratégias de vencer os pontos, devem ser flexíveis para entender que os erros são possibilidades de melhorar e acertar o golpe na próxima jogada, devem ser fortes mentalmente para entender seus pontos fortes e fracos, bem como de seus adversários, e de valorizar e reconhecer que seus adversários, em alguns momentos, podem superá-las e vencer as partidas. 

Durante uma aula de tênis, é possível perceber como as crianças passam a incentivar os amigos da turma, elogiar as evoluções de outros e ajudar os colegas a também se desenvolver, pois sabem que se todos crescerem juntos, o nível de motivação de todos aumenta a fim de alcançar os objetivos das atividades, melhorar os níveis de jogo, competir mais, divertir-se mais e elevar a excelência de todos os envolvidos no processo de desenvolvimento.

Os grandes educadores também têm papel importante na construção de força mental e psicológica das crianças, pois sempre tentam dar significado real a toda e qualquer atitude que possuem, além de inspirarem as crianças a sempre querer mais, buscar seu melhor, levarem à frente em suas vidas o sentido do altruísmo, superarem os diversos obstáculos que a vida promove.

Entender a diferença entre quando se deve competir ou cooperar para alcançar um objetivo será fundamental para o futuro da criança, já que os conhecimentos serão levados para sua vida pessoal, profissional, social e afetiva.

Assim, pertencer ao mundo do tênis e aproveitar os aprendizados que o tênis proporciona em outras dimensões, seja em outros esportes, trabalho, escola ou com a própria família fará com que a criança se desenvolva integralmente e não se sinta pressionada por nenhum dos ambientes na qual está inserida.

Imagem: 
Data de Publicação: 
quinta-feira, 2 Março, 2017 - 08:45
Nome do Autor: 
Alexandre Cortez

Comentários

Excelente!

Comentar

Escola Guga - Portal do cliente