Fortalecendo minha mente

É muito comum ler e encontrar textos, artigos científicos e depoimentos que falem a respeito dos benefícios físico-motores promovidos pela prática regular do Tênis.

Tênis é, sim, um esporte que exige muito das capacidades físicas das crianças. Muitas dessas capacidades físicas são melhor desenvolvidas devido ao aproveitamento dos períodos sensíveis ou críticos de aprendizagem (aqueles que relacionam o período de desenvolvimento de órgãos e funções neurológicas motoras com a oportunidade de estímulos ao enriquecimento das ações motoras e maior mielinização das redes de neurônios).

Contudo, todos esses estímulos podem ter resultados ainda maiores graças a influência poderosa de um órgão de nosso corpo: o cérebro. Ele é responsável por relacionar sentidos, corpo e mente. É cada vez mais importante e forte a ligação entre o poder de nossa mente com nosso desempenho em diversas atividades diárias. Se estamos motivados e confiantes, entendemos e conhecemos o poder da mente para conquistarmos objetivos e vencermos obstáculos, as tarefas sempre parecerão realizáveis.

No tênis, como na vida, acontecem situações parecidas. Se, no tênis, o aprendizado ocorre de maneira visual e os golpes melhoram conforme a repetição intencional e consciente, na vida é possível usar esse aprendizado para ganhar mais confiança nos relacionamentos com as pessoas quando se está em um grupo, numa reunião de empresa ou quando as crianças observam o comportamento dos pais.

É preciso saber a contagem, lembrar das regras do jogo, continuamente relembrar as estratégias contra este ou aquele adversário, lembrar os pontos caso haja uma dúvida ou um erro de posicionamento para o saque. Na vida, a criança utilizará essa memória para lembrar de regras de brincadeiras, regras de conduta da sociedade, e também para se manter seguro na estratégia montada para fazer sua empresa crescer e manter seus funcionários sempre motivados.

Durante uma partida, é preciso saber e valorizar cada ponto jogado, cada oportunidade criada e ter muito claro que errar fará parte do processo de aprendizagem e vitórias. Todo saque é uma oportunidade de melhorar e, entre cada saque, os jogadores possuem 20 segundos para entrar novamente em sintonia com seus planos de ação e tomadas de decisão. Essa pequena pausa é uma grande chance da mente se acalmar, baixar a ansiedade e se ativar para o melhor desempenho possível. Em incontáveis momentos da vida, os erros ocorrerão e também as oportunidades para recobrar a confiança, motivar-se novamente e encarar os obstáculos que aparecerão.

Todas essas situações ocorrem diversas vezes enquanto se joga tênis e são apresentadas de uma maneira divertida e prazerosa, onde a criança aprende por ela mesma a se superar e ganhar confiança para vencer, seja na quadra ou na vida.

Imagem: 
Data de Publicação: 
terça-feira, 17 Janeiro, 2017 - 09:30
Nome do Autor: 
Alexandre Cortez

Comentários

Belo texto, aquele tempo de organizar as idéias, estratégias e assimilar é fundamental no tênis e na vida. Quanta lição o esporte pode nos passar? Inúmeras...obrigado tênis!!!

Comentar

Escola Guga - Portal do cliente