É preciso dar tempo ao tempo e tempo aos filhos

No mundo de hoje, é muito importante não (se) perder (no) tempo. No esporte, há muitos casos de desempenho acima da média, resultados expressivos de atletas de diversas modalidades. Para tentar entender o motivo pelo qual esses atletas obtêm esses resultados, discute-se até hoje a quantidade razoável de horas destinadas à prática intensa e profunda de uma habilidade, para que esta se torne automática e de excelência. Podemos, assim, tratar essa excelência como uma busca constante pela melhoria contínua e pelo aumento do sucesso em alguma área esportiva.

A aprendizagem ocorre pela repetição correta de movimentos e ações que levam à assimilação de conhecimentos com maior velocidade e precisão. Trazendo para a realidade das crianças do mundo moderno, esse fato não deve ser entendido como o acúmulo de atividades e a ocupação do tempo dessas crianças com o maior número possível de atividades durante o dia.

O autor do livro Fora de Série – Outliers, Malcolm Gladwell, trata no livro das famosas 10.000 horas, ou seja, das horas de prática necessárias para se desempenhar uma tarefa com excelência. Com a velocidade de transmissão das informações nos dias de hoje, esse conceito da prática intensa ou profunda citada pelo autor tem sido aplicado a todo e qualquer estímulo que os pais e responsáveis podem oportunizar às crianças. Dessa forma, a agenda diária das mesmas está cada vez mais cheia, dividida entre a prática de vários esportes, aulas de idiomas, música, horas a mais nas escolas dedicadas aos estudos.

A pesquisadora brasileira Elvira Souza Lima, relata que “(…) o tempo para vivenciar essa fase da vida é essencial para a criança. Já sabíamos disso pela antropologia, que revela que brincar faz parte da história da evolução da espécie humana. (...) O impacto da atividade de brincar no desenvolvimento infantil é maior e mais significativo do que às vezes seguir um ‘currículo’ de cursos e atividades para ocupar o tempo da criança”.

A partir dessas duas reflexões, é preciso que as crianças tenham tempo disponível para poderem praticar intensa e profundamente uma habilidade. A prática intensa e deliberada exige, além desse tempo para lidar com as situações de tentativa e erro, o acompanhamento de um professor preocupado em oportunizar um ambiente e atividades que permitam à criança experimentar as situações e se envolver no novo aprendizado.

No tênis, um exemplo prático é o dos desafios de casa, ou seja, situações e atividades dadas às crianças para que apliquem os conhecimentos adquiridos durante as vivências da “Cápsula de alta intensidade” da aula em casa. Para realizar esses desafios, as crianças precisam de uma ignição prévia, algo que as motive e as envolva a querer praticar algum conceito tático ou técnico aprendido em aula. Além dessa ignição, elas precisam de tempo para deliberadamente brincar com as tentativas de realizar e cumprir os desafios.

Para que essa evolução de aprendizados possa ocorrer, então, precisa-se não de uma série de atividades com horários determinados, mas sim de tempo livre para querer aprender e melhorar cada experiência que lhes foi apresentada anteriormente.

Aos pais, fica o alerta de que não é necessário fazer tudo ao mesmo tempo, mas deixar espaços maiores para que as crianças se envolvam de maneira prazerosa nas atividades que escolherem praticar será bastante importante para o desenvolvimento das crianças. Dessa maneira, elas terão tempo de protagonizar seus próprios aprendizados e certamente surpreenderão na busca pela própria Excelência.

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Data de Publicação: 
sexta-feira, 7 Abril, 2017 - 14:00
Nome do Autor: 
Alexandre Cortez

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Em tempos de hoje é difícil acompanhar, mas estamos aqui para dar pelo menos o maior leque de possibilidades aos nossos filhos.

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