Atualmente, com toda a tecnologia aplicada aos materiais, a diversidade deles, combinações e possibilidades de uso dos mesmos, bem como a grande variação de cores vibrantes e alegres (tudo isso voltado ao interesse e atenção das crianças), o tênis vem se estabelecendo como esporte que gera muita diversão e um promotor de grande criatividade.
As descobertas e a criatividade fazem a criança poder se expressar, analisar, criticar e transformar a sua realidade. Incentivando a brincadeira, as crianças estão naturalmente reforçando a construção do conhecimento, conseguem estabelecer regras de conduta, criam histórias em cima dos desafios, o que favorece sua grande interação com o processo de desenvolvimento pessoal.
A escolha dos exercícios, a orientação das aulas por meio de objetivos técnicos e situações de aprendizagem baseadas no entendimento do jogo, a variação do uso de materiais e a capacitação contínua dos educadores são aspectos necessários para a formação do conteúdo e dos conhecimentos sobre tênis na vida das crianças. Em se tratando do aprendizado de crianças, deve-se levar em conta tanto a clareza do objetivo a ser trabalhado na aula por parte do professor quanto o aspecto “Interesse e motivação” na capacidade de as mesmas aprenderem.
Utilizar o aspecto lúdico durante as atividades estimula as crianças a pensarem o jogo de tênis de uma maneira divertida e intuitiva, o que pode potencializar o desenvolvimento cognitivo, coordenativo e físico das crianças.
Durante os jogos de tênis, as crianças observam as jogadas feitas por outras crianças, observam jogos dos atletas profissionais e tentam imitar as jogadas extraordinárias realizadas por eles, mas utilizando seus próprios estilos de jogo. A todo momento, entre as próprias crianças, surgem desafios diversos, como tentar acertar alvos distantes, acertar bolinhas dentro do cesto de bolas, fazer drop shots com muito efeito, equilibrar a raquete usando a ponta dos dedos, entre várias outras alternativas. O lema é ser criativo e desafiar os colegas!
Também durante as partidas, as crianças devem ser criativas para solucionarem problemas ocorridos nos pontos, devem criar e variar suas estratégias, além de camuflar seus golpes para vencer os pontos.

Comentar