Reforçando meu caráter

O tênis é um esporte mundialmente conhecido como um jogo de damas e cavalheiros, no qual se preza pela educação, respeito e fair-play.

Não consta no livro de regras oficiais a orientação para os adversários se cumprimentarem logo após o fim de uma partida (mesmo que seja uma partida de final de semana entre amigos) nem que o jogador deve se desculpar após ter vencido um ponto “por sorte” (quando a bolinha toca a fita da rede e cai dentro da quadra do adversário.

Durante as aulas de tênis, é preciso entender que os valores morais devem ser prioritários e antecedem o nível de habilidade das crianças. Por estarem no meio esportivo, é preciso entender que estamos lidando com outras pessoas, que possuem crenças, valores e princípios. Palavras de baixo calão, atitudes que depreciem os adversários, comemorações exageradas e incitando os adversários, são condutas explicitamente inadequadas dentro e fora de quadra.

Não é incomum vermos nos torneios situações que reforçam os comportamentos éticos dos jogadores, como quando alguns jogadores interrompem as partidas para auxiliar e prestar sua assistência ao ver que um boleiro ou alguém da plateia foi atingido por uma bolinha (ou sofreu uma queda). Em vários momentos, inclusive em jogos transmitidos na TV, já ouve interrupção de um atleta para corrigir a pontuação da partida a favor de seu adversário ou para validar uma bola que havia (a priori) sido considerada fora.

No tênis, as crianças têm a dupla oportunidade de lidar com a questão do respeito aos adversários e a si próprias, pois devem aprender a respeitar o adversário num momento de vitória e da mesma forma respeitá-lo no momento da derrota.

Durante os torneios, as crianças são estimuladas desde cedo a lidar com questões de etiqueta, respeito, justiça e cuidado com o próximo, já que a maioria dos jogos não possuem árbitros para todas as quadras. Elas devem falar de maneira audível o placar, devem respeitar e acreditar na marcação da bola que seu adversário fez, devem conversar de maneira amigável para solucionar dúvidas ocorridas nos pontos, devem esperar o recebedor do saque estar devidamente preparado para o jogo, pedir desculpas caso o ponto tenha sido ganho por questões de sorte (quando uma bola toca a fita da rede e cai dentro da quadra do adversário).

Os valores e princípios de boa educação, conduta e comportamento também são claramente percebidos no tênis quando um jogador, após um ponto bonito e difícil de se vencer, aplaude a jogada de seu adversário, pois os tenistas sabem que o mérito deve ser bastante valorizado.

Imagem: 
Data de Publicação: 
terça-feira, 7 Fevereiro, 2017 - 10:00
Nome do Autor: 
Alexandre Cortez

Comentários

A escolinha de tênis visa preparar as crianças para a vida, ganhar e perder faz parte de nossa trajetória. O esporte é uma forma de transformar a realidade e as relações entre as pessoas. Podemos não formar tenistas mas formaremos pessoas melhores para ajudar a construir um mundo melhor.

Comentar

Escola Guga - Portal do cliente