ATLETA Nº 1 DO RANKING BRASILEIRO AVANÇA PARA SEMIFINAIS DO TORNEIO DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS

Natália Mayara, a grande promessa do tênis em cadeira de rodas no Brasil, venceu hoje a mineira Meirycoll Silva por 6/1, 6/2 e avança para as semifinais do Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas, que é disputado até domingo, nas quadras do Jurerê Sports Center, em Florianópolis.  Natural de recife, a atleta de 19 anos que atualmente mora em Brasília, vem construindo uma das carreiras mais bem sucedidas na história do esporte no país. Atualmente, a tenista ocupa o primeiro lugar no Ranking Brasileiro e 26 posição na colocação oficial da ITF (já foi a 24), além de ser a primeira mulher brasileira a jogar tênis na paraolimpíada de Londres, em 2012. Natália também foi a primeira Junior do Brasil a participar de torneios internacionais, sendo a grande campeã da Parapan na Colômbia em 2009, e duas vezes vice-campeã no Mundial Junior da Master Cup.

 

A história de amor pelo esporte começou cedo. Aos 12 anos, Natália entrou para a natação em um clube de Brasília. Nadava em uma piscina bem ao lado de uma quadra de tênis. De tanto admirar os jogos que aconteciam ao seu redor, acabou recebendo um convite do treinador Wanderson Cavalcante, que trabalhava com alunos cadeirantes. A atleta não pensou duas vezes e abraçou o novo esporte.

Era o começo da carreira dupla que levou Natália a conquistar grandes títulos. Após dois anos dividindo o tempo entre as quadras e as piscinas, a atleta já a havia ocupado uma posição de prestígio em ambas as modalidades. Porém, a rotina cansativa dos treinos aliada à jornada na escola obrigou a jovem a escolher um dos esportes: “Em 2008, fui para o Mundial de Natação Junior e logo em seguida tive que fazer uma viagem para Argentina, para competir no Junior Camp. Era muito cansativo. Neste momento percebi que tinha que optar por um dos dois, e acabei escolhendo o tênis, com o qual me identifico mais” conta Natália.

Hoje, Natália divide a rotina de treinos com a faculdade de publicidade, da qual atualmente se distanciou para poder se dedicar ainda mais ao esporte. A atleta participa pela segunda vez na Semana Guga Kuerten, evento que admira muito: “Adoro participar da Semana. É um dos únicos eventos que alia os tenistas cadeirantes aos convencionais, além de ser o maior divulgador da modalidade no país e fora também. O apoio do Guga dá uma visibilidade enorme. Com certeza precisamos de mais torneios deste porte no Brasil”,  declara Natália.

Em 2011, durante o primeiro torneio, a tenista se consagrou como campeã. Só não participou da competição do ano anterior devido a uma lesão que a tirou dos jogos em cima da hora. Este ano, de volta as quadras, Natália esbanja simpatia e fala sobre as expectativas : “A Semana vai fechar o meu ano com chave de ouro. Depois é hora de participar cava dez mais de torneios, para fazer um bom trabalho no Rio em 2016”.

 

Categoria: 
Publicar na Matriz: 
Sim
Destaque na Matriz: 
Não
Destaque: 
Não
Data de Publicação: 
sex, 10/11/2013 - 17:15
Site: 

Comentar

Escola Guga - Portal do cliente