
É fato que a prática de esportes, de forma equilibrada e respeitando os limites, é benéfica para o desenvolvimento infantil e estimula bons hábitos por toda a vida. É importante que a criança goste do esporte e se divirta com a atividade que escolher. No início, é normal que a escolha se dê pela influência de amigos, pais e familiares, meio de comunicação ou escola, mas de qualquer maneira, é importante que o esporte seja introduzido na vida das crianças de forma gradual.
Entre os 04 a 06 anos de idade, é indicado que a criança tenha contato com o esporte como se fosse uma brincadeira. A criança deve aprender a saltar, pular, correr, praticar atividades físicas em grupo, sem compromissos. Nessa idade não há uma obrigação em aprender técnicas específicas, experimentando várias modalidades esportivas.
Próximo dos 08 anos é adequado deixar a criança escolher naturalmente o esporte de maior afinidade, considerando suas habilidades, preferencias e desejos.
Benefícios do esporte:
O esporte ajuda de diversas formas no desenvolvimento das crianças. Abaixo alguns dos principais benefícios gerados pela prática esportiva:
1 - Auxilia crianças com problemas de relacionamento a fazer amigos e ingressar na sociedade;
2 – Favorece no crescimento, fortalecimento dos ossos, enrijecimento da musculatura;
2 – Superar vergonha, timidez e controlar ansiedade;
3 – Ser menos individualista, por praticar atividades com outras crianças;
4 – Conhecer seu corpo e corrigir possíveis diferenças;
5 – Conhecer e seguir regras;
6 – Melhorar a coordenação psicomotora, dominando movimentos;
7 – Potencializar bons hábitos;
8 – Estimular a saúde e higiene;
9 – Ter responsabilidade e compromissos.
Ausência de esporte:
O sedentarismo na vida da criança aumenta o risco de problemas de saúde que têm início na infância como doenças crônicas. Para evitar problemas de saúde e outros males é importante incentivar a prática esportiva desde cedo.
Comentar