O esporte transforma hábitos e pessoas. A prática regular de exercícios físicos esportivos traz vários benefícios à vida de crianças, de suas famílias e de inúmeras outras pessoas que, de algum modo, estão ligados a eles.
Segundo Charles Duhigg, escritor do livro “O Poder do Hábito”, “os hábitos são poderosos, mas delicados. Dão forma a nossa vida muito mais do que percebemos e podem ser remodelados se manipularmos suas peças. Nosso organismo não define se os hábitos que adquirimos são bons ou ruins. Eles simplesmente são rotinas que se repetem continuamente.
No tênis, é comum vermos jogadores possuírem rotinas específicas enquanto aquecem, durante as trocas de lado, entre os pontos e a cada rebatida (como na execução de um Split Step). Esses hábitos, as chamadas “manias”, geram uma série de reações nos organismos deles, deixando seus músculos e órgãos ativos o suficiente para se prepararem para um novo ponto.
Durante partidas e brincadeiras de tênis, são criadas ramificações nervosas poderosas para o aumento de produção de energia, tanto de maneira imediata quanto a longo prazo. Por ser uma atividade de nível moderado a intenso, os níveis de energia gerados pelo tênis se prolongam por várias horas, mantendo o corpo cada vez mais ativo e disposto para realizar outras atividades cotidianas.
As crianças, durante as aulas, aprendem a organizar seus próprios materiais usados em quadra, ajudam a organizar as bolinhas, começam a levar suas próprias garrafas de água, comidas e organizam sozinhas suas próprias mochilas. Essas pequenas rotinas se tornam importantes gatilhos de desenvolvimento de outras rotinas que, posteriormente, tornar-se-ão hábitos automáticos e conscientes, como por exemplo arrumar a cama assim que acorda e logo depois organizar a mochila para a escola e para o tênis, levar suas louças das refeições sozinhos, preparar-se com antecedência para provas e atividades na escola. O esporte, e especificamente o tênis, é capaz de aumentar o senso de responsabilidade e disciplina das crianças desde as idades mais tenras.
Com a prática regular do tênis, as crianças começam a dormir melhor, pois há maior produção de melatonina, o hormônio do sono. Essa melhora da qualidade do sono impacta na capacidade delas de produzir durante o dia, ou seja, brincar, aprender e se desenvolver mais e melhor a cada dia.
Se dormem melhor, criam hábitos matutinos de organização e naturalmente começam a ajudar as pessoas em outras atividades, os hábitos saudáveis continuam a se proliferar e avançam a nível de alimentação (já que comer de maneira saudável melhora o rendimento nas aulas e torneios), de concentração (após um período de grande ativação do cérebro, os níveis de estresse diminuem e o corpo permanece atento durante várias horas ainda).
Por fim, é bastante importante ressaltar que os hábitos adquiridos pelas crianças nos pequenos momentos semanais de aulas e torneios começam a influenciar a vida de suas famílias, dos amigos da escola e do condomínio, pois elas se tornam exemplos de comportamento, de energia, de responsabilidade e educação. Os pais começam a praticar mais atividades físicas, trocam refeições ruins e rápidas por momentos de refeição saudável em família. Mudam, pois o ambiente criado pelas simples, divertidas e rotineiras atividades vividas nas quadras de tênis transformam positivamente a vida de todos.

Comentar