O tênis se destaca entre os esportes mais completos do mundo, por suas demandas psicológicas, mentais, sociais e também físicas.
Do ponto de vista físico, pelos muitos momentos de explosão muscular em Sprints, freadas, giros, impulsos, e saltos, esse esporte exige das crianças o desenvolvimento de suas capacidades físicas básicas, que são o equilíbrio, a coordenação motora, a velocidade, a agilidade e a flexibilidade.
A prática de 1(uma) hora de tênis gasta aproximadamente 500 calorias, contribuindo bastante para a manutenção da massa corporal das crianças e adolescentes e minimizando os riscos de obesidade. Essa grande quantidade de energia vem de diversas formas, como acelerar e frear rapidamente, mudar continuamente de direção, manter o equilíbrio corporal em vários golpes e rebater a bola com força, precisão, bons reflexos e controle.
Com tantas variações de centro de gravidade, momentos de aceleração e frenagens intensos e transferências de peso e carga de energia promovem benefícios aos ossos, com uma maior densidade e resistência e, às articulações maiores níveis de força, amplitude de movimento e resistência elástica.
Praticar regularmente um esporte, especialmente tênis por sua complexidade de ações motoras, duração elevada e grande intensidade, promove um aumento na capacidade cardiorrespiratória das crianças, diminuindo seus níveis de cansaço e melhorando a qualidade de sua respiração, dentro e fora de quadra.
Também é possível perceber uma melhora no vigor físico, já que o tênis exige muito das pernas, da musculatura abdominal e costas, que são grandes grupamentos musculares e responsáveis por grandes gastos de energia. Com tantos movimentos de flexão de joelhos, tornozelos e quadril, extensões e giros de tronco, o tênis pode promover o aumento dos níveis de flexibilidade.
Há inúmeros outros benefícios físicos promovidos pelo tênis. Não deixe de conferir esses e outros benefícios sociais, afetivos e psicológicos desse esporte. Oportunize tênis às crianças!

Comentar